Como parar o burnout antes que comece

Como parar o burnout antes que comece

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Burnout pode afetar significativamente sua mente e corpo, fazendo com que você sofra de exaustão, ansiedade e até depressão. Se você não fizer alterações, o esgotamento pode levar a até problemas de saúde mais graves, como ataques cardíacos ou derrames.
De modo a evitar o esgotamento, é importante adquirir o hábito de reconhecer seus sinais de alerta para você pode pará-lo antes que comece. Mesmo algumas mudanças de vida relativamente simples podem torná-lo mais
provável para você evitar o esgotamento todos juntos. Aqui estão algumas dicas que você pode tentar manter o esgotamento sob controle:

1. Analise sua carga de trabalho. É muito fácil assumir muitas coisas sem perceber que não há tantas horas no dia. Se você continuar a correr em overdrive sem dando um tempo a si mesmo, você com certeza chegará ao esgotamento.
Você tem duas escolhas quando se trata de alterar sua carga de trabalho:
• Primeiro, você pode estudar técnicas de gerenciamento de tempo para trabalhar com mais eficiência. Você poderá fazer mais em menos tempo.
• Em segundo lugar, você pode descartar coisas de sua carga de trabalho. Isso pode não ser ideal, mas é importante para o bem da sua saúde.

2. Evite a exaustão. Quando você está em sintonia com seu corpo, você pode sentir quando está chegando a um ponto de exaustão. Assim que você começar a se sentir assim, é hora de parar e fazer uma mudança. Você pode reservar miniférias, fazer uma viagem de um dia ou passar tempo em casa. O importante a lembrar é que você precisa deixar suas fontes de estresse para trás. Se isso significa não haver acesso a um telefone celular ou computador, que seja!

3. Mudar é bom. Se você continuar chegando a um ponto em que acredita que vai se desgastar, então é hora de fazer uma grande mudança em sua vida.
• Por exemplo, você pode ter um trabalho que está fazendo com que você se canse repetidamente, apesar seus melhores esforços para evitá-lo. Talvez seja hora de começar a procurar um emprego mais adequado.

4. Faça pausas. Há uma razão pela qual é obrigatório oferecer intervalos aos funcionários. Você precisa de pausas para refrescar, rejuvenescer e renovar sua mente. Vá por 10 minutos caminhar, jogar um quebra-cabeça de Sudoku ou apenas se afastar de sua fonte de tensão por alguns minutos.

5. Peça ajuda. Às vezes nos sentimos tão sozinhos com nossos problemas que esquecemos de perguntar por ajuda, mas pode ser o antídoto para o nosso estresse! Converse com seu parceiro, amigo ou um treinador pessoal para dar vazão às suas frustrações e pedir conselhos.

6. Aprenda a dizer não. Há uma diferença entre alguém que é aberto e
acolhedora e alguém que diz sim, a tudo. Se você disser sim, a todos, é
provavelmente alguém vai tirar vantagem de você em algum momento ou outro. Aprender isso às vezes, dizer não é do seu interesse. Você não precisa se dar extra estresse! O fator de tempo no final, a dica mais importante é ouvir o que seu eu interior está lhe dizendo. Se você tiver assumido demais, faça uma lista e descubra as coisas mais importantes que precisam ser feitas. As outras coisas terão que esperar ou outra pessoa terá que completar as tarefas. 


Reserve um tempo para desabafar
Se você entrar em pânico, respire algumas vezes ou saia para uma caminhada para desabafar.
Desabafar suas emoções. Desabafar para amigos, você ou um diário. Emoções reprimidas tendem a
levar ao esgotamento indesejado.
Estas são apenas algumas estratégias para interromper o esgotamento e aproveitar a vida. Tome uma atitude
e implementar essas dicas, hoje, e em breve você estará livre da pressão esmagadora de
esgotamento!

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10 dicas para ajudá-lo a lidar com a insônia

10 dicas para ajudá-lo a lidar com a insônia

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O que está mantendo você acordado à noite? A insônia é um termo amplo que pode se referir a vários
diferentes distúrbios do sono com muitas causas diferentes. Os sintomas podem incluir dificuldade para adormecer ou continuar dormindo. 

Você também pode sentir
cansado e irritado ao longo do dia e com dificuldade em pensar com clareza.
É importante entender a razão por trás de sua insônia, para que você possa descobriro que fazer sobre isso. Pode estar ligado ao seu estilo de vida ou a condições de saúde subjacentes.
Em alguns casos, a insônia pode perdurar depois que outros problemas médicos foram resolvidos,
a menos que você mude seus hábitos também.

A insônia é o distúrbio do sono mais comum, mas muitas vezes pode ser superada com
remédios simples. Experimente essas estratégias para ajudá-lo a ter um sono mais reparador.
Mudanças no estilo de vida para lidar com a insônia .Seus hábitos de sono e outras atividades diárias podem estar prejudicando a quantidade e
qualidade do seu sono. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.


1. Aprenda a relaxar. O estresse diário e os pensamentos perturbadores podem interferir no sono. Encontre práticas de relaxamento que funcionem para você, como ouvir música ou praticar exercícios de respiração profunda.

2. Bloqueie o ruído. Reproduza uma gravação com ruído de chuva para “abafar” o barulho ou vizinhos animados. Pendurar cortinas opacas também pode ajudar se você precisar para escurecer seu quarto à noite.

3. Coma alimentos leves. É mais difícil adormecer quando seu corpo está digerindo um
alimento pesado refeição. Jante mais cedo e evite lanches noturnos.

4. Pratique exercícios regularmente. Elabore um programa de exercícios e cumpra-o. Uma pesquisa do A Academia Americana de Medicina do Sono descobriu que os adultos fisicamente ativos têm um terço menos probabilidade de relatar problemas de sono e metade da probabilidade de relatar cansaço diurno.

5. Crie rituais na hora de dormir. Prepare-se para adormecer mais rápido. Tomar um banho quente, ler um livro ou dedicar-se a passatempos silenciosos.
Tratamentos médicos e terapias alternativas para lidar com a insônia Cerca de 30% dos adultos experimentam insônia ocasionalmente, enquanto outros 10% têm condições crônicas que podem durar vários meses ou mais, segundo a American Sleep Association. Se a insônia está perturbando sua vida, seu médico pode te ajudar.

6. Seja examinado. Um exame físico pode ajudá-lo a receber tratamento o mais rápido possível. Use um diário de sono para monitorar seus sintomas e anote as perguntas que deseja compartilhar com seu médico.

7. Procure aconselhamento. A depressão e a ansiedade podem contribuir para a insônia. Seu médico pode encaminhá-lo a um especialista para terapia cognitivo-comportamental, que às vezes pode produzir resultados dramáticos em um curto espaço de tempo.

8. Considere os medicamentos. Converse com seu médico antes de tomar qualquer produto para dormir de venda livre. A supervisão adequada pode ajudá-lo a minimizar efeitos colaterais e evite tomar qualquer medicamento por mais tempo do que o recomendado.

9. Alivie a dor. Desconforto físico dificulta dormir e a falta de sono pode torná-lo mais sensível à dor. Pergunte ao seu médico se a fisioterapia pode ajudar com seus sintomas.

10. Use ervas. A pesquisa mostra resultados mistos, mas muitos adultos juram pela camomila suplementos de raiz de chá ou valeriana. Deixe seu médico saber sobre quaisquer ervas, remédios que você deseja experimentar, para poderem aconselhá-lo sobre sua segurança e coordenar seu tratamento. Dê ao seu corpo e mente o sono de que você precisa para se manter feliz e saudável. Vários casos de insônia podem ser corrigidos com remédios caseiros que exigem pouco tempo ou despesas, e seu médico pode aconselhá-lo se você precisar de mais assistência.

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12 dicas para superar a ansiedade

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Ansiedade é parte da condição humana. Tente encontrar alguém que nunca sinta ansiedade. Algumas pessoas são mais resistentes à ansiedade que outras, mas todos podem fortalecer sua capacidade de gerenciar sentimentos ansiosos. Desenvolver um alto nível de ansiedade é uma habilidade. Diminuir a ansiedade também é uma habilidade.

A chave para gerenciar a ansiedade é começar a minimizá-la o mais rápido possível depois que ela bater em você. Quanto mais ele constrói, mais desafiador é controlar.


Lidar com a ansiedade de forma rápida e fácil:


1. Quebre seu dia em pequenos pedaços. Só se preocupe com a pequena quantidade de tempo na sua frente. Se você está sentado em uma reunião às 9:00 da manhã, não há razão para se preocupar sobre como você pagará a conta de luz ou o que você terá para o jantar. Tire o dia um minuto e mantenha sua atenção nesse minuto.


2. Crie um mantra e use-o. Tenha uma frase positiva e edificante que você repete para si mesmo. Você eventualmente começará a acreditar e você bloqueará qualquer auto-conversa negativa.

• “Estou feliz e capaz de lidar com qualquer situação.”
• “Minha vida está cheia de alegria e energia positiva.”


3. Exercício. A maneira mais rápida de aliviar a ansiedade é se exercitar o suficiente para suar. Uma caminhada casual é melhor que nada, mas para obter o maior benefício, é necessário fazer seu coração bater forte.


4. Use distrações. Distrações nunca resolvem o problema subjacente, mas podem proporcionar alívio. Assista a um filme, jogue cartas ou elabore palavras-cruzadas. Passe tempo com um amigo próximo. Dê um tempo a si mesmo e coloque seu foco em outro lugar.


5. Continue. A ansiedade ocorre porque uma parte do seu cérebro está tentando impedi-lo de agir. Ele aprendeu que pode controlá-lo fazendo você se sentir miserável. Você pode minimizar a ansiedade que sente arar à frente. Seu cérebro aprenderá que fazer você se sentir ansioso não funciona.


6. Dê a si mesmo 20 minutos para se preocupar diariamente. Agende seu tempo de preocupação. Você vai se achar menos inclinado a se preocupar durante as outras 23 horas do dia.


7. Mude seu ambiente. Saia do seu ambiente atual e dê a si mesmo uma mudança de cenário. Vá ao parque ou passe algum tempo na cafeteria. Passe uma hora comprando janelas. Agitar as coisas um pouco.


8. Passe tempo com seu animal de estimação. Se você tem um cachorro, você já sabe o quão reconfortante eles podem ser. Sente-se no chão e tenha um coração-a-coração com seu animal de estimação favorito. Como você pode não se sentir melhor?


9. Escreva em um diário. Tire sua ansiedade da cabeça e desça no papel. Há algo catártico em escrever quando você está estressado. Faça um hábito de escrever sobre sua vida diariamente.


10. Encontre o cheiro certo. O cheiro certo pode ser reconfortante. Faça uma viagem à loja de velas e encontre algo que concretize você se sentir bem quando sentir o cheiro.


11. Encontre um passatempo que exija concentração. Pode ser xadrez, tocar piano ou tricô. Não importa qual é o passatempo, desde que você goste e ele comande sua total atenção. Pode ser uma ótima maneira de passar seu tempo livre.


12. Visualizar. Visualize algo positivo. Desvaneio sobre Maui ou lembre-se de uma experiência positiva do passado. Imagine seu dia perfeito.

Lidar com a ansiedade é importante. Pessoas bem sucedidas são bem sucedidas devido à sua capacidade de gerenciar a ansiedade com sucesso. Quando você sentir preocupação começar a construir, lide com isso imediatamente. Um alto nível de ansiedade é muito desafiador de gerenciar. Desenvolva uma lista de estratégias que podem ser implementadas rapidamente quando a ansiedade aparece pela primeira vez.

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Ondas eletromagnéticas poluem o ar das cidades. Entenda como a Poluição Eletromagnética pode afetar sua saúde!

Ondas eletromagnéticas poluem o ar das cidades. Entenda como a Poluição Eletromagnética pode afetar sua saúde!

Ondas eletromagnéticas poluem o ar das cidades
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Quem passa pela Paulista -uma das avenidas de maior circulação de São Paulo e do país- se expõe à poluição ambiental mais debatida nos últimos 20 anos: a eletromagnética. Como não pode ser vista, sentida nem cheirada, pouca gente se dá conta de que ela existe. 


Mas o campo eletromagnético emitido por antenas de TV, de celular e rádio provoca interferência em aparelhos eletroeletrônicos -de marcapassos e válvulas cardíacas a rádios e computadores- e ainda pode afetar plantas, animais e até o homem. Em janeiro passado, uma antena de celular em Campinas (SP) teve de ser removida depois que técnicos do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) detectaram, no consultório dentário que ficava num prédio em frente à antena, níveis de radiação eletromagnética acima da faixa de segurança. A antena teve sua posição mudada para proteger os moradores e as pessoas que trabalhavam no edifício dos efeitos térmicos do excesso de radiação -como queimaduras e parada cardíaca. Esse tipo de poluição também já obrigou uma montadora de veículos a alterar o sistema de injeção eletrônica de um protótipo que estava sendo testado porque o carro apresentava defeito sempre que passava pela avenida Paulista. 


Perda de memória e câncer
 


A poluição causada por antenas de celular, TV e rádio é conhecida como radiação por radiofrequência. Ao contrário da poluição causada por raios X e gama, ela é fraca demais para quebrar a ligação de moléculas e células, o que provoca danos graves à saúde. Entretanto também preocupa, e não apenas pelos efeitos térmicos. Pesquisas feitas nos EUA, na Inglaterra e na Austrália indicam que a exposição contínua a campos de radiofrequência pode provocar sensação de cansaço, mudanças de comportamento, perda de memória, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e até câncer. 


Tudo depende da frequência e da intensidade das ondas emitidas pela antena, do tempo de exposição e, sobretudo, da distância em que a pessoa fica da fonte emissora. Essas pesquisas são alvo de questionamentos por parte da comunidade científica internacional porque nenhuma conseguiu demonstrar de que maneira as ondas eletromagnéticas alteram o funcionamento do organismo (leia texto na página 12). Mesmo assim, a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que os riscos levantados até agora “demandam urgência no desenvolvimento de programas que levem a um consenso científico que possibilite a clarificação desses assuntos”. 


Enquanto o consenso não vem, a recomendação é prudência e fiscalização intensa para impedir que as antenas emitam campos eletromagnéticos acima do limite considerado seguro para a saúde humana. A Comissão Internacional de Proteção às Radiações Não-Ionizantes, órgão ligado à OMS encarregado de orientar o debate internacional sobre o assunto, estabelece que nenhuma antena deve emitir radiação superior a 435 microwatts por cm2. Já está cientificamente provado que, acima desse valor, o campo eletromagnético eleva a temperatura do corpo e pode causar queimaduras, catarata, má-formação fetal, derrame e parada cardíaca. 


Embora a OMS recomendasse fiscalização intensa para driblar esses problemas, não havia no Brasil nenhuma legislação limitando a emissão de radiação por radiofrequência. Com a proliferação das antenas de celulares, o clima de desconfiança sobre potenciais efeitos nocivos das antenas aumentou. Algumas prefeituras decidiram não esperar pela Anatel, o órgão regulador, e criaram limites municipais. Campinas saiu à frente. Em outubro de 98 aprovou lei fixando o limite de 100 microwatts por cm2 -quatro vezes mais rígido do que o sugerido pela OMS. Bauru seguiu o exemplo e, seis meses depois, estabeleceu o mesmo valor. Porto Alegre foi mais flexível e fixou a radiação máxima em 580 microwatts por cm2. Finalmente, em julho passado, a Anatel decidiu que, enquanto não for elaborada a legislação nacional, vale o valor recomendado pela OMS. 


Como as três cidades já haviam estabelecido seus próprios limites, a confusão foi criada. A pedido da Folha, a Abricem (Associação Brasileira de Compatibilidade Eletromagnética) fez uma medição em alguns pontos da avenida Paulista na semana passada e constatou que, no trecho em frente à antena da TV Globo, a radiação varia de 25 microwatts por cm2 a 97,8 microwatts por cm2. É alta, mas aceitável. Medições feitas em 97 em antenas de celular instaladas no Paraíso e no largo de São Bento (centro de SP) detectaram campos magnéticos ainda mais altos, de 135,8 microwatts por cm2 e 206,2 microwatts por cm2, respectivamente. Se fosse em Campinas ou Bauru, as torres teriam de ser deslocadas.


Fonte: Folha de São Paulo, junho de 2000

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